Cliente
Gobierno Bolivariano de Venezuela Ministerio del Poder Popular para Transporte Terrestre
Projeto
Viaduto Tacagua:
A 490 Ingenieros Consultores C.A. (Estrutura)
Geolab Consultores C.A. (Geologia)
ProHidra S.C. (Hidráulica)
Urvisa, C.A. (Vias)
Corel 83 (Estudo Sísmico)

Túnel de Baralt:
Cenor - Consultores de Engenharia (Estrutura, Hidráulica e Geotecnia)
ProHidra S.C. (Projeto Hidráulica)
Urvisa C.A. (Via Project)
Corel 83 (Estudo Sísmico)
Teixeira Duarte - Engenharia e Construções S.A.
(Concessão/ Construção das instalações e dos equipamentos do túnel)

Distribuidor Macayapa:
Geolab Consultores C.A. (Geologia)
ProHidra S.C. (Projeto de Hidráulica)
Urvisa C.A. (Vias)
Corel 83 (Estudo Sísmico)
Fiscalização
PDVSA - Ingeneria y Construcción
Valor da Obra
$1.162.501.744 857.813.000 ?
Prazo de Execução
42 Meses
Localização
Norwest Setor of Caracas - Venezuela
Descrição
O Projeto, na sua totalidade, terá um comprimento aproximado de 7 km e duas vias de circulação em cada sentido. Devido à sua extensão e às características particulares das obras que o compõem, foi dividido em três componentes:

- Viaduto Tacagua Constituído por estrutura mista aço e concreto, com 1.852 metros de comprimento e 60 metros de altura.

Estacas (1.165 un) 14.060 m
Concreto 33.000 m³
Armaduras em aço 4.500 ton
Forma 95.000 m²
Aço estrutural 13.400 ton
- Distribuidor Macayapa
O Distribuidor Macayapa ligará o Túnel Baralt com a Rodovia Caracas-La Guaira e o novo encontro do novo Viaduto Tacagua. Ficará situado sobre a confluência das Gargantas de Macayapa e Tacagua, cujos leitos (bacias) serão cobertos neste setor por um aterro amplo e alto, pelo que serão necessárias importantes obras de captação e de canalização das suas águas. A construção do Distribuidor completa-se com quatro pontes de ligação à Rodovia Caracas-La Guaira.

Aterros 1.000.000 m³ Cortinas com tirantes 32.000 m³
Concreto 28.500 m³ Aço 2.250 ton
Formas 32.000 m²

- Túnel Baralt É composto por duas galerias gêmeas com 2.800 metros de extensão cada, separadas por cerca de 30 m entre as entradas, nas quais serão introduzidas duas vias de circulação com trânsito de sentido único. Execução de galerias de ligação entre as duas principais galerias do túnel, constituindo saída de emergência para pedestres e ligações transversais para os serviços de emergência. A escavação do túnel será executada em abóbada e com destruição, recorrendo a dinamitação.

Escavação subterrânea 700.000 m³ Formas 250.000 m²
Concreto 190.000 m³ Seção 120 e 130 m²
Armaduras em aço 10.000 ton
Estágio
Finalizado em 2012

Atualizado em Outubro / 2014